O conteúdo desta página requer uma nova versão do Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

XI SIMPÓSIO DE GEOLOGIA DO SUDESTE
Data: 14/10/2009

Mais uma vez, os núcleos São Paulo, Rio de Janeiro/Espírito Santo e Minas Gerais da Sociedade Brasileira de Geologia se unem para a realização do XI SIMPÓSIO DE GEOLOGIA DO SUDESTE-2009, onde o objetivo centraliza-se em promover a divulgação de trabalhos técnicos-científicos na área de geociências.
Atualmente, os simpósios regionais se destacam no Brasil pela sua importância na agregação de pesquisadores e profissionais de diversas áreas geocientíficas, resultando em novos projetos, divulgação de empresas atuantes na área e, talvez em caráter fundamental, elucidando os alunos nas mais diversas questões que norteiam a futura profissão.
O Simpósio de Geologia do Sudeste possui uma história que, como tal, se inicia em 1989, na bela cidade do Rio de Janeiro, com a participação de aproximadamente 90 pessoas. Desde sua primeira edição, o número de participantes e trabalhos inscritos tem crescido anualmente e, tão junto quando a sua importância perante a sociedade, alcançou cerca de 500 inscritos nas ultimas edições.
De fato, o interesse da comunidade geocientífica, seja acadêmica ou profissional, só mostra a importância que este evento possui em caráter nacional, e ainda, motiva ainda mais os organizadores a buscar o “melhor” em cada edição. Esse empenho também se espelha nos imprescindíveis apoios das empresas estatais e privadas.
Assim, neste ano, ao front das cuestas basálticas da Bacia do Paraná, na bela de São Pedro (SP), os trabalhos técnicos apresentados foram divididos em sete áreas técnicas, sendo: CRÁTONS E NÚCLEOS CRATÔNICOS; ORÓGENOS NEOPROTEROZÓICOS; TECTÔNICA, SEDIMENTAÇÃO, MAGMATISMO E EVOLUÇÃO DE BACIAS SEDIMENTARES; RECURSOS MINERAIS DA REGIÃO SUDESTE; NOVAS FRONTEIRAS EXPLORATÓRIAS DE HIDROCARBONETOS; GEOCIÊNCIAS AMBIENTAIS, HDROGEOLOGIA, GEOTURISMO E PATRIMÔNIO GEOLÓGICO; GEOTECNOLOGIAS. O tema central do evento é o trabalho “A GRANDE COLISÃO PRECAMBRIANA DO SUDESTE BRASILEIRO” de Ebert & Hasui (1998).
 



Download: 99246901711º Simpósio de Geologia do Sudeste.São Pedro.SP.2009.pdf
 
voltar